E-commerce B2B: uma tendência que veio para ficar
Normalmente, pensar em vendas online é ter a imagem daquelas conhecidas lojas virtuais que vendem para o consumidor final. Mas, o fato é que o e-commerce B2B pode trazer muitas vantagens para o seu negócio.
Só para você ter uma ideia, estamos falando de um setor em plena expansão. Segundo a Mckinsey, o comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento de 62%. Se você pensa que isso é um movimento passageiro, impulsionado pela pandemia, já adiantamos que está enganado.
A seguir, falamos com mais detalhes sobre o e-commerce B2B nos mercados brasileiro e mundial e como você pode aproveitar ao máximo mais esse canal de vendas.
E-commerce B2B no Brasil e no mundo
É indiscutível que a pandemia acelerou a transformação digital e, com ela, impulsionou uma mudança de comportamento nos consumidores. Para empresas B2B, a maior mudança foi em tirar a imagem de que o e-commerce B2B exercia um papel secundário em relação às vendas presenciais.
Assim, para muitos compradores corporativos, o comércio eletrônico tem, desde então, se mostrado um canal importante de compras. Os dados não nos deixam mentir.
No Brasil, um estudo conduzido pela E-Consulting revela que por aqui as vendas online B2B cresceram R$ 2,39 tri.
Em um nível global, esta outra pesquisa da Mckinsey aponta o e-commerce como “a rota mais popular para o mercado de empresas B2B (superando marginalmente o presencial)”. O mesmo estudo revela que o comércio eletrônico é visto como a ferramenta de vendas mais eficaz (41%), superando o face a face (37%) e o vídeo (31%).
Já para quem pensa que a maioria das empresas B2B não possui e-commerce, a Mckinsey comprova o contrário: “quase dois terços (65%) das empresas B2B em todos os setores da indústria agora oferecem recursos de comércio eletrônico”.
O que o B2B tem a ganhar com o e-commerce?
Um canal de vendas online B2B possibilita à sua empresa aumentar as vendas, otimizar a eficiência e alcançar novos clientes e mercados. Além disso, traz diversos outros benefícios. Confira:
Escalabilidade e crescimento
Um bom canal digital B2B automatiza processos e permite a chance da tecnologia impactar positivamente na experiência de quem compra, afinal, indústrias e distribuidoras também buscam por praticidade, autonomia e agilidade na hora de repor seus estoques. Com o e-commerce B2B personalizado de acordo com o perfil do seu cliente, ele realiza pedidos em qualquer hora e lugar, sem que para isso precise esperar uma resposta de alguém do time de vendas.
Foco no cliente
Como mostram os dados que apresentamos, o e-commerce B2B já é uma realidade no Brasil. Uma das vantagens de uma plataforma de comércio eletrônico para seus clientes é que eles podem pesquisar produtos antes de realizar uma compra.
Soluções de comércio eletrônico bem desenhadas fornecem a lista atualizada de produtos (inclusive o que está fora de estoque) e permitem ao cliente fazer quantos orçamentos ele desejar.
Aumento do ticket médio
Muitas vezes, os clientes acabam nem sabendo de todos os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece. Uma plataforma de e-commerce B2B serve também como um catálogo virtual, possibilitando ao seu cliente realizar um pedido maior.
Além disso, com uma loja online B2B empresas conseguem analisar o histórico de navegação de seus clientes e entender seus comportamentos (por exemplo: quais itens adicionaram e retiraram do carrinho).
Com essa informação em mãos, os vendedores tornam-se mais precisos em suas estratégias e podem fazer ações e negociações personalizadas.
Aumento de produtividade
Com uma plataforma de e-commerce B2B, o fluxo de pedidos torna-se automatizado. De um lado, isso traz a vantagem de redução de erros e mal-entendidos e, de outro, aumenta a eficiência dos processos de vendas.
Desse modo, a equipe comercial torna-se mais estratégica e passa a gerenciar ações que uma máquina não pode fazer, como prestar consultoria, dar suporte a leads e clientes, além de manter e aprimorar relacionamento por meio de ligações, e-mails e WhatsApp.
Para saber mais sobre as vantagens que você pode ter ao integrar o e-commerce B2B ao seu e-commerce, clique aqui (aproveite e agende uma demonstração).