Controle das Ordens de Serviços (O.S.)
Vendi um produto. Que ótimo, parabéns! Mas, o cliente retornou pois apresentou um defeito e está dentro da garantia. Pode parecer uma nhaca, mas sabemos que é normal e acontece nas melhores empresas, porém, toda boa companhia que honra com a garantia pode realizar uma troca, um conserto ou reparo. Para que estes registros fiquem gravados e se tenha um histórico deste cliente e do produto, é necessário que tudo seja registrado dentro de um sistema de gestão.
Porque e pra quê? Como fazemos isto? Uma das tarefas é abrir uma ordem de serviço para todos os atendimentos e ir apontando conforme o que for acontecendo. No AMPLUS por exemplo, vc poderá criar as etapas tipo: aguardando aprovação do cliente, aguardando peças, em bancada, retirada, etc… A cada etapa vc poderá apontar também o técnico responsável.
Uma boa gestão das ordens de serviço faz com que a empresa tenha mais credibilidade e eficiência, sendo um ponto fundamental nos dias de hoje, ainda mais considerando que serviço é algo intangível e somente avaliamos pelo atendimento e assistência prestados, além do uso do produto em si no dia a dia. Imaginem ficar sem celular ou notebook, pois a assistência técnica se confundiu e não teve uma gestão de OS adequada, ou imaginem até pior, um cliente alega que não retirou o seu celular da assistência quando na verdade no momento da retirada, seguindo a melhor prática, deve-se assinar a retirada na ordem de serviço, tanto para a segurança do cliente quanto para a empresa.
Desta forma sempre que vc quiser dar uma informação para um cliente, será somente consultar a posição atual da ordem de serviço. Outra vantagem é que vc terá todo o histórico do cliente, saberá quais são os técnicos que atendem mais ordens de serviços, qual o cliente que tem mais OS, e também quais produtos estão dando mais defeito, os materiais utilizados, dentre outros.
No final do atendimento vc ainda poderá emitir a nota de serviço direto pelo AMPLUS (dependendo da cidade), sem precisar fazer a nota pelo site da prefeitura. Posteriormente poderá consultar no AMPLUS todas a notas emitidas e se precisar, tirará dúvida em notas anteriores.
Com todo o processo bem definido e com tudo sendo apontado no sistema, tudo fica muito mais fácil e organizado no seu dia a dia, auxiliando até mesmo nas tomadas de decisões mais difíceis que por ventura se fizerem necessárias. Nada de lenga-lenga e diz- que- me- diz- que, afinal ninguém quer dor de cabeça e perder um cliente não é mesmo?